Por que os biscoitos de água e sal têm furinhos?

Praticamente todo mundo já comeu biscoito (ou bolacha) de água e sal. Embora não seja lá muito nutritivo ou uma parte importante de nossa dieta,  ele nos conquistou com seu sabor simples e gostoso. O Macaco decidiu escrever esse post ao comer um pacote inteiro. Por amor a essa guloseima, todas as curiosidades sobre ela estão presentes nesse post. Em especial, a resposta para uma pergunta que com certeza já passou pela cabeça de alguns de vocês leitores: afinal, por que os biscoitos de água e sal têm furinhos?
Não é porque o biscoito fica mais bonitinho assim. Não é questão de estética. Na verdade, se não fosse por esses furinhos, eles não assariam da forma correta. Esses furos são feitos para que o vapor possa escapar durante o cozimento, o que permite que os biscoitos continuem achatados e sem muitas bolhas de ar, em vez de ficarem inchados devido ao ar tentando sair. E os furinhos também fazem com que as bolachas fiquem crocantes.
Aliás, a distribuição dos furos nos biscoitos não é feita de forma aleatória; há todo um sentido por trás disso. A quantidade de furinhos depende muito do tamanho e do formato da massa. Se tivesse muitos furos e eles ficassem muito perto uns dos outros, isso resultaria em bolachas muito secas e duras, enquanto buraquinhos mais espaçados que o normal fariam com que bolhas (que são responsáveis por esfarelamento mais fácil) surgissem na superfície delas.









Mais algumas curiosidades sobre o biscoito de água e sal:
  • Só nos EUA, a venda desses biscoitos gera aproximadamente 10 bilhões de dólarestodo ano.
  • O criador dessa guloseima se chamava John Pearson, de Massachusetts, EUA. Ele buscava uma forma de cozinhar biscoitos com maior durabilidade, para que marinheiros e viajantes pudessem levá-los em viagens. Em 1792, ele conseguiu isso.
  • Mas foi somente em 1876, depois que a gigante Nabisco comprou a receita e os direitos de fazer a bolacha, que ela foi distribuída e vendida em grande escala.
  • O biscoito de água e sal se popularizou de verdade durante a Grande Depressão de 1929 nos EUA. Como muita gente perdeu muito dinheiro e o biscoito era muito barato, os estoques se esvaziavam muito rapidamente. Os biscoitos naquela época também eram utilizados para dar maior sustância a outras receitas, assim como fazem com a farofa no Brasil.
FONTES: MACACOVELHO
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

1 comentários:

Clique aqui para comentários
29 de setembro de 2014 às 19:13 ×

Gostei do post. Aprendi mais uma.

Parabéns Benito Annunciato.
Responder
avatar
Obrigado pelo seu comentário